Enter your keyword

Acidentes de trânsito: como evitar?

Acidentes de trânsito: como evitar?

Acidentes de trânsito: como evitar?

Esteja em dia com as manutenções

Estar com a manutenção periódica em dia é muito importante, tendo a segurança de que seu veículo está funcionando perfeitamente. Confira se os faróis, pedais, pneus e todos os outros sistemas estão funcionando bem. Assim, você evita qualquer descuido e previne muitos acidentes por falhas de funcionamento.

Seja gentil

Algumas pessoas podem ficar extremamente ansiosas e agressivas no trânsito. Uma boa dica é não se estressar e procurar ser gentil. Entenda que não vale a pena sair do sério dentro de um carro – e que isso pode arruinar parte do seu dia. Então procure dar passagem a outros veículos e controle os ânimos em caso de desentendimentos.

Não use o celular

O celular é uma das principais distrações dos motoristas e você, como alguém que quer evitar acidentes, precisa evitá-lo. Muitos motoristas têm o hábito de usar o celular no trânsito, mandando mensagens no WhatsApp ou, até mesmo, fazendo telefonemas.

Você, provavelmente, já sabe: essa atitude reduz o seu reflexo consideravelmente, apresentando grande risco de desatenção e possível acidente.

Não misture bebida e direção

Beber e dirigir é outra mistura que não combina! Se você sair para tomar uma cerveja ou drinques com os amigos, a melhor opção é ir de táxi ou uber. Assim como o celular, as bebidas alcoólicas podem comprometer sua atenção e provocar acidentes graves.

E tem mais: o teste do bafômetro pode dar uma verdadeira dor de cabeça. Se ficar comprovado que você bebeu e dirigiu, você vai estar cometendo uma infração gravíssima, com multa e apreensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Observe as condições do tempo

Dirigir dentro da cidade com chuva pode ser perigoso, mas é ainda mais grave se você estiver pegando a estrada. Antes de sair, considere como o tempo está, evitando dirigir caso esteja nublado, com tempestade ou outras condições mais difíceis.

As chances do carro derrapar, cair em uma enxurrada ou sofrer contratempos são bem maiores. Tudo isso sem contar que a visibilidade do motorista fica reduzida, aumentando as chances de batidas. Portanto, é fundamental redobrar a atenção em condições climáticas desfavoráveis e, sempre que possível, evitar dirigir nessas circunstâncias.

Tenha direção defensiva

A direção defensiva ainda é uma das melhores maneiras de prevenir acidentes. Tomando medidas mais prudentes, você dirige com mais calma, mantém uma distância segura do veículo da frente, evita ultrapassagens perigosas e previne acidentes.

Elas são muito importantes para preservar a sua vida e fazer com que você esteja mais protegido dentro da estrada. Portanto, não abra mão da direção defensiva!

Seguindo essas dicas, fica bem mais fácil evitar acidentes de trânsito. Seja um motorista prudente e cuide bem da sua vida e das pessoas que te rodeiam!

E você, tem outras dicas para compartilhar? Deixe seu comentário!

Sem comentários

comente aqui

Seu endereço de email não será publicado.